Secretaria de Educação

Travessa Maranhão Sobrinho, S/N. Beira Rio
CEP 65970-000. Porto Franco, MA
Telefone: (99) 3571-3907

Secretário Municipal de Educação

Fortunato Macedo Filho

Equipe

Rede pública de ensino

A Rede Pública Municipal atende alunos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Promove ainda a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial Inclusiva. Atualmente temos o funcionamento de uma escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral e de uma Creche com em regime integral. O Município de Porto Franco oferece ainda cursos técnicos de nível médio e cursos de graduação nas modalidades presencial e à distância.

Saiba mais sobre cada modalidade de ensino oferecido no município de Porto Franco:

Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Médio)
Cursos Técnicos
Ensino Superior

Formação de professores

O professor tem um papel fundamental no processo educacional. A boa formação do aluno e a qualidade da educação depende de profissionais capacitados. O município tem investido na formação continuada de professores com ênfase em dois programas.

Projeto Aprender Bem
Formação Continuada de Professores

Programas

A Secretaria de Educação tem desenvolvido diversos programas em parceria com as diferentes esferas do poder público. Veja abaixo os principais programas realizados no munícipio.

Programa Dinheiro Direto na Escola
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica.

Merenda Escolar, Alimentação e Cidadania
Atender aos alunos da Rede Municipal de Ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos no que concerne à suplementação alimentar e orientação nutricional. Alimentação Escolar para alunos matriculados e frequentando as escolas de educação básica. Porto Franco oferece mais de 100.000 (cem mil) refeições por mês na sua merenda escolar, com cardápio balanceado e acompanhado por nutricionista do município.

Programa Brasil Alfabetizado
O Programa Brasil Alfabetizado tem o objetivo de contribuir para a universalização do ensino fundamental, promovendo apoio a ações de alfabetização de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos realizadas pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. Este apoio se realiza por meio de transferência de recursos financeiros, em caráter suplementar, aos entes federados que aderirem ao Programa para desenvolver as ações de alfabetização e pelo pagamento de bolsas-benefício a voluntários que atuem como alfabetizadores, tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e coordenadores de turmas de alfabetização em atividade.

Programa Saúde na Escola
Programa desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde que leva educação sobre saúde aos alunos da rede pública de Porto Franco.

Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. As Escolas U.I. Arthur Milhomem e U.I. Francisco de Assis Nóbrega praticam o programa.

Programa Escola Acessível
O Programa Escola Acessível, da Secretaria de Educação Especial, busca adequar o espaço físico das escolas estaduais e municipais, a fim de promover acessibilidade nas redes públicas de ensino.

Programa Nacional do Livro Didático
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.

ProInfo
É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.

Prova Brasil
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Provinha Brasil
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo.

Parcerias

Programas especiais de capacitação profissional em parceria com a iniciativa privada na região.

Suzano Papel e Celulose
Programas especiais de Alfabetização e de Aceleração da Aprendizagem:
O Programa de Alfabetização se destina a alunos das 4 primeiras séries que não estejam alfabetizados. O Programa de Aceleração da Aprendizagem se destina a alunos das 3 primeiras séries, que estejam realmente alfabetizados, e que tenham dois anos ou mais anos de defasagem, ou seja, dois anos mais velhos do que a idade regular para a série na qual se encontram. O Programa é ministrado ao longo de um ano, e conta com materiais próprios estruturados, além de uma caixa contendo livros de literatura infanto-juvenil e outros materiais de apoio. Os professores recebem instruções básicas e informações gerais, no início do ano e são acompanhados durante todo o ano. São mais de 500 alunos atendidos no municipio.

Algar Agro
O Algar Educa é um programa de formação de gestores e educadores que articula metodologias de ensino (sequências didáticas e projetos temáticos) e tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Tem como objetivo principal contribuir com a melhoria do desempenho dos alunos em habilidades e conteúdos da língua portuguesa e da matemática, com base em temáticas oriundas das ciências. Desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. São 19 Escolas Municipais que desenvolvem os projetos do Algar Educa.

Policia Militar
O PROERD é desenvolvido nas Escolas Municipais atendendo crianças na idade de 10 a 17 anos, que estudam do 5º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. e da violência. No Proerd é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. São mais de 500 crianças atendidas no município.

VALE
Projeto de Educação Ambiental as margem da Ferrovia Norte Sul. Realiza formação de professores com uma escola piloto e orientação para alunos e comunidade. Unidade Escolar Valério Miranda desenvolve o projeto.

 

NOTÍCIAS DA EDUCAÇÃO


Política educacional de Porto Franco, um caminho trilhado alcançando sucesso

Considerado 1º lugar no Índice de Desenvolvimento Educacional Básico (IDEB) do Maranhão, Porto Franco não é destaque por acaso, tudo isso é fruto de uma política educacional que vem desde o primeiro mandato do ex-prefeito Deoclides …
Continue lendo 


Estudante da ETI Paulo Freire vai representar Porto Franco em Belo Horizonte

Adotado pelos tios, o estudante Renato Plantinir Miranda Luiz, 10 anos de idade, matriculado no 5º ano da Escola de Tempo Integral Paulo Freire foi vencedor da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Lingua Portuguesa classificando …
Continue lendo 


Prefeitura apresenta Plano Municipal de Ensino à professores de Rede Municipal

Apresentação do Plano Municipal de Educação- P.M.E, foi feita durante discussão com professores em encontro realizado na manhã de quinta feira, (16), no Auditório do Polo Universitário Darcy Ribeiro, em Porto Franco. O evento contou com …
Continue lendo 


Programação da semana da Pátria contará com desfiles na cidade e na zona rural

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura tem a honra de convidar você e sua família para participarem das comemorações alusivas ao 7 de Setembro, com o tema “BRASIL: Arte é …
Continue lendo 


Prédio da Secretaria de Educação de Porto Franco é revitalizado e entregue para servidores

Depois de ser completamente revitalizado o prédio da a Secretaria de Educação da Prefeitura de Porto Franco foi entregue oficialmente para os servidores que utilizam o espaço para trabalhar as estratégias da educação básica e fundamental do municipio. …
Continue lendo 


Depois de revitalizado prédio da Secretaria de Educação será oficialmente entregue nesta terça-feira

Modernização de prédios públicos foi uma das ações implementadas pelo Prefeito Aderson Marinho assim que iniciou o mandato em janeiro do ano passado. Entre as prioridades ele autorizou a reforma e adequação do prédio da Secretaria …
Continue lendo