Secretaria de Educação

Travessa Maranhão Sobrinho, S/N. Beira Rio
CEP 65970-000. Porto Franco, MA
Telefone: (99) 3571-3907

Secretário Municipal de Educação

Fortunato Macedo Filho

Equipe

Rede pública de ensino

A Rede Pública Municipal atende alunos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Promove ainda a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial Inclusiva. Atualmente temos o funcionamento de uma escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral e de uma Creche com em regime integral. O Município de Porto Franco oferece ainda cursos técnicos de nível médio e cursos de graduação nas modalidades presencial e à distância.

Saiba mais sobre cada modalidade de ensino oferecido no município de Porto Franco:

Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Médio)
Cursos Técnicos
Ensino Superior

Formação de professores

O professor tem um papel fundamental no processo educacional. A boa formação do aluno e a qualidade da educação depende de profissionais capacitados. O município tem investido na formação continuada de professores com ênfase em dois programas.

Projeto Aprender Bem
Formação Continuada de Professores

Programas

A Secretaria de Educação tem desenvolvido diversos programas em parceria com as diferentes esferas do poder público. Veja abaixo os principais programas realizados no munícipio.

Programa Dinheiro Direto na Escola
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica.

Merenda Escolar, Alimentação e Cidadania
Atender aos alunos da Rede Municipal de Ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos no que concerne à suplementação alimentar e orientação nutricional. Alimentação Escolar para alunos matriculados e frequentando as escolas de educação básica. Porto Franco oferece mais de 100.000 (cem mil) refeições por mês na sua merenda escolar, com cardápio balanceado e acompanhado por nutricionista do município.

Programa Brasil Alfabetizado
O Programa Brasil Alfabetizado tem o objetivo de contribuir para a universalização do ensino fundamental, promovendo apoio a ações de alfabetização de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos realizadas pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. Este apoio se realiza por meio de transferência de recursos financeiros, em caráter suplementar, aos entes federados que aderirem ao Programa para desenvolver as ações de alfabetização e pelo pagamento de bolsas-benefício a voluntários que atuem como alfabetizadores, tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e coordenadores de turmas de alfabetização em atividade.

Programa Saúde na Escola
Programa desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde que leva educação sobre saúde aos alunos da rede pública de Porto Franco.

Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. As Escolas U.I. Arthur Milhomem e U.I. Francisco de Assis Nóbrega praticam o programa.

Programa Escola Acessível
O Programa Escola Acessível, da Secretaria de Educação Especial, busca adequar o espaço físico das escolas estaduais e municipais, a fim de promover acessibilidade nas redes públicas de ensino.

Programa Nacional do Livro Didático
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.

ProInfo
É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.

Prova Brasil
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Provinha Brasil
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo.

Parcerias

Programas especiais de capacitação profissional em parceria com a iniciativa privada na região.

Suzano Papel e Celulose
Programas especiais de Alfabetização e de Aceleração da Aprendizagem:
O Programa de Alfabetização se destina a alunos das 4 primeiras séries que não estejam alfabetizados. O Programa de Aceleração da Aprendizagem se destina a alunos das 3 primeiras séries, que estejam realmente alfabetizados, e que tenham dois anos ou mais anos de defasagem, ou seja, dois anos mais velhos do que a idade regular para a série na qual se encontram. O Programa é ministrado ao longo de um ano, e conta com materiais próprios estruturados, além de uma caixa contendo livros de literatura infanto-juvenil e outros materiais de apoio. Os professores recebem instruções básicas e informações gerais, no início do ano e são acompanhados durante todo o ano. São mais de 500 alunos atendidos no municipio.

Algar Agro
O Algar Educa é um programa de formação de gestores e educadores que articula metodologias de ensino (sequências didáticas e projetos temáticos) e tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Tem como objetivo principal contribuir com a melhoria do desempenho dos alunos em habilidades e conteúdos da língua portuguesa e da matemática, com base em temáticas oriundas das ciências. Desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. São 19 Escolas Municipais que desenvolvem os projetos do Algar Educa.

Policia Militar
O PROERD é desenvolvido nas Escolas Municipais atendendo crianças na idade de 10 a 17 anos, que estudam do 5º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. e da violência. No Proerd é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. São mais de 500 crianças atendidas no município.

VALE
Projeto de Educação Ambiental as margem da Ferrovia Norte Sul. Realiza formação de professores com uma escola piloto e orientação para alunos e comunidade. Unidade Escolar Valério Miranda desenvolve o projeto.

 

NOTÍCIAS DA EDUCAÇÃO


Prefeitura e Associação Pestalozzi promoveram capacitação de professores no sistema Braille Tiflologia

A Prefeitura de Porto Franco, através da Secretaria Municipal de Educação e Centro de Apoio Pedagógico-CAP, em parceria com Associação Pestalozzi realizaram curso de formação de professores no sistema Braille Tiflologia, lei 12.757/2005. Alfabetização de crianças …
Continue lendo 


Uniformes para manipuladoras de alimentos nas escolas é entregue

A prefeitura Municipal de Porto Franco, através da Secretaria Municipal de Educação fez a entrega de uniformes para Manipuladoras de alimentos ( merendeiras). Esta ação esta relacionada à melhora da qualidade da alimentação a ser servida …
Continue lendo 


Novo prédio da Secretaria de Educação será inaugurado esta semana. Local já está funcionando

O novo prédio da Secretaria de Educação da Prefeitura de Porto Franco vai ser inaugurado esta semana , mesmo depois de os trabalhos da pasta já estarem sendo realizados no local. Com a revitalização feita na …
Continue lendo 


Município implementa Plano de Cargo e Carreira do Magistério criado em 2008

  O prefeito Aderson Marinho assinou no início deste mês de fevereiro, mais precisamente no dia 3, Decreto nº 07 que autoriza a constituição de Comissão para tratar da aplicação e distribuição das horas-aula e horas …
Continue lendo 


Volta as aulas leva milhares de estudantes às escolas em Porto Franco

Em Porto Franco o ano letivo de 2014 teve início na manhã desta segunda-feira (3) em todas as escolas da rede municipal de ensino. Milhares de estudantes entre crianças, adolescentes e jovens tiveram de acordar mais …
Continue lendo 


Servidoras participam de treinamento em manipulação de alimentos

Teve início no final da semana passada em Porto Franco a segunda etapa de treinamento para manipuladores de alimentos que atuam na rede municipal de ensino. Voltado para as trabalhadoras antes conhecidas como merendeiras de escola …
Continue lendo