Porto Franco participa da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Assistência Social

PORTO FRANCO - A Prefeitura de Porto Franco foi representada, nesta quarta-feira (24), pelo prefeito Deoclides Macedo, pela secretária da SMAS Margareth Macedo e comitiva, na cerimônia de abertura da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento também contou com a apresentação do Plano Nacional Novo Viver Sem Limite, seguida de assinatura do Termo de Adesão do Maranhão ao Plano. Foi um encontro importante que tratou de assuntos relevantes para a população com deficiência.

O prefeito Deoclides ressaltou que buscará fazer uma parceria com o Governo do Maranhão para implantar, a exemplo de São Luís, um Centro Especializado de Atendimento ao Adolescente e Adulto com TEA.

A unidade é a primeira do tipo em toda a região Nordeste e vai garantir que pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir dos 12 anos, tenham acesso a todo  acompanhamento necessário para o desenvolvimento de suas habilidades, além de uma vida mais autônoma.

Deoclides também citou o Programa Travessia, que permite que pessoas com deficiência possam chegar à reabilitação, terapias, educação e, assim, desfrutar do lazer, da cultura e ter melhor qualidade de vida.

"É importante ressaltar que Porto Franco conta com o atendimento da APAE e oferece toda estrutura para quem a procura. A educação é destaque, com a educação inclusiva nas escolas, dentre outras políticas voltadas para esse público. Pretendemos implantar políticas em parceria com o Governo do Maranhão, ações como TEA e Programa Travessia que ofereçam atendimentos para pessoas autistas e outras deficiências", disse o prefeito.

A educação municipal conta com salas de recursos multifuncionais, apoio multidisciplinar, um marco na promoção da educação inclusiva.

Em Porto Franco, o Dia 21 de setembro, Dia da Pessoa com Deficiência, faz parte do calendário de ações da Prefeitura.

O evento foi promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEPD) com o apoio do Governo do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop),  em parceria com as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e da Administração (Sead); além do Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e a Universidade Federal do Maranhão.

Estiveram presentes  o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, o vice-governador, Felipe Camarão, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Sabina Fernandes, os delegados Ivani, Maria Araújo, a coordenadora da APAE, Deuzilene Costa, e a coordenadora do CREAS, Noelma Rocha.

• 25/04/2024