Prefeitura de Porto Franco é representada em lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no Maranhão

Educação

PORTO FRANCO - A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi representada nesta segunda-feira (22) pelo prefeito Deoclides Macedo, pela secretária adjunta Enei Mota e pelas coordenadoras da SEMED, em evento de lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no Maranhão e do Programa Maranhão Alfabetizado. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções da UFMA e contou com as presenças do governador Carlos Brandão e do vice-governador Felipe Camarão, além de outras autoridades maranhenses.

O Programa Maranhão Alfabetizado é uma iniciativa do governo estadual e faz parte das ações do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, uma ação estratégica da política educacional Escola Digna, que reforça o regime de colaboração com os 217 municípios para a melhoria dos indicadores do Maranhão.

No evento, também foi destacada a colaboração do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada entre a União, estados, Distrito Federal e municípios, visando garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país. Este importante programa tem o objetivo de reparar a defasagem que a pandemia da Covid-19 deixou na educação do Brasil, com foco nas crianças matriculadas do 1• ao 5• ano do ensino fundamental. "Educação é prioridade na nossa gestão, e vamos unir forças com o Governo Federal e o governo do Maranhão na alfabetização de crianças, dos jovens, adultos e idosos, pois juntos conseguiremos erradicar o analfabetismo em nosso estado", disse o prefeito Deoclides Macedo.

Estiveram presentes a secretária adjunta de Educação e articuladora da Renalfa, Enei Mota, o assessor Walmir Villar, o ex-prefeito de Sobral, Veveu Azevedo, a coordenadora dos Anos Iniciais e APM Alfabetização, Josilene Estrela, a coordenadora da Educação Básica, APM Gestão/Fluência/SEAMA, Joana Sousa, e a coordenadora e APM da Educação Infantil, Judite Figueiredo.

• 22/04/2024