Deoclides Macedo participa do lançamento do Programa Pé de Meia no Maranhão

Educação

PORTO FRANCO - Na manhã desta sexta-feira (22), o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, participou em São Luís da cerimônia de lançamento, pelo governos do Estado e Federal, do Programa Pé-de-Meia: a poupança do ensino médio no Estado. O evento foi bastante prestigiado pelas autoridades maranhenses e contou com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e do ministro da Educação, Camilo Santana, além de alunos de diversas escolas públicas de ensino médio.

Vale ressaltar que o programa, que é um incentivo financeiro-educacional do governo federal para estudantes de baixa renda, tem como objetivo reduzir os índices de evasão escolar e incentivar a conclusão dos estudos.

O aluno não precisa se inscrever, visto que a inscrição é automática para todos aqueles que se enquadram nos requisitos exigidos pelo Governo Federal.

A iniciativa prevê um incentivo mensal de R$200, que podem ser sacados a qualquer momento, e R$1.000 ao final de cada ano concluído; porém, o estudante só pode retirar após se formar no ensino médio.

É mais um importante viés para a educação de Porto Franco, que já conta com o Ensino Regular, Ensino Médio Integral e Profissionalizante do IFMA, além da conquista do IEMA Pleno, frutos de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Franco e o Governo do Maranhão, via SEDUC.

"Muito me alegra poder participar dessa importante ação oferecida pelo Governo Federal, que trará grandes benefícios para os jovens darem continuidade aos seus estudos e concluírem o ensino médio", disse Deoclides.

COMO RECEBER  - Para receber a poupança do ensino médio, o aluno não precisa fazer qualquer cadastro, basta ter CPF e matrícula em série do ensino médio público, registrada até dois meses após o início do ano letivo. Além disso, é necessário ter de 14 a 24 anos e ser integrante de família beneficiária do programa Bolsa Família, que terá prioridade no início do programa. Também podem ser beneficiados estudantes de 19 a 24 anos, de baixa renda, matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e que também sejam pertencentes a famílias inscritas no Programa Bolsa Família.

Os pagamentos começarão a ser feitos no dia 26 de março para os estudantes nascidos nos meses de janeiro e fevereiro, e assim por diante, até contemplar todos os estudantes. Também participaram da solenidade o vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão; os ministros do Esporte, André Fufuca; e das Comunicações, Juscelino Filho; além de representantes de diversas instituições de ensino e de entidades representativas dos estudantes.

• 23/03/2024