Prefeitura realiza lançamento da Campanha Maio Laranja com palestra “25 anos de mobilização da Campanha Faça Bonito”

Assistência Social

Nesta terça-feira (6), a Prefeitura de Porto Franco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), lançou oficialmente a Campanha Faça Bonito de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. 

A programação contou com a palestra do psicólogo Sérgio Mota: “25 anos de mobilização da Campanha Faça Bonito”.

O evento contou com a presença do prefeito Deoclides Macedo, da secretária da SMAS, Margareth Macedo, da sua adjunta, Eth Milhomem, e de representantes da rede de enfrentamento.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Noelma Rocha, também esteve presente, junto com representantes das Polícias Civil e Militar, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), conselheiros tutelares e outros secretários municipais.

A cada hora, três crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% têm entre 1 e 5 anos de idade. Os dados são do Instituto Liberta e reforçam a importância e a necessidade de ações como o Maio Laranja.

O prefeito Deoclides Macedo destacou a importância do Maio Laranja.

"Essa é uma campanha nacional, mas a responsabilidade da sua execução no município é nossa, da Prefeitura de Porto Franco, e toda a rede abraça a campanha. Nosso dever é garantir que ela aconteça de forma efetiva e com resultados reais para a sociedade. Denuncie todo tipo de violência contra criança e adolescente."

Durante o lançamento, foram discutidas estratégias de prevenção e combate ao abuso sexual infantil, além da importância da mobilização da comunidade para proteger as crianças e adolescentes. A campanha visa conscientizar a população sobre os direitos das crianças e adolescentes e a necessidade de denunciar qualquer suspeita de abuso ou exploração.

Estiveram presentes ainda, o vice-prefeito Nouredin Rocha, o secretário da SEMED, Neurivaldo Araújo, a adjunta Enei Mota, a secretária judicial Mariana Gomes, representando a Defensoria Pública, Alek Wayne, a presidente da OAB, dra. Alessandra Baleeiro, o comandante do 13º BPM, coronel Luna, o policial Roberto Sousa representando a Polícia Civil, a vereadora Arlene Barros, o ex-prefeito Anderson Marinho, entre outros.

A Prefeitura e toda a rede de proteção reiteram seu compromisso com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes e convidam toda a população a se engajar na luta contra essa grave violação. 

Juntos, podemos construir um ambiente mais seguro e acolhedor para nossas crianças.

 Faça Bonito: denuncie! Disque 100 ou ligue para o Conselho Tutelar de Porto Franco pelo número (99) 98122-4999.

  • 06/05/2025
  • ASCOM

Galeria de Fotos