Na manhã de hoje (03), o prefeito Deoclides Macedo, o secretário de Saúde Marco Aurélio, a coordenadora de projetos na área da Saúde Valéria Macedo e outros representantes da Saúde de Porto Franco estiveram presentes no lançamento do Programa Cuidar de Todos - Atenção Primária, realizado pelo governador Carlos Brandão.
O objetivo do evento foi estabelecer um pacto de cooperação técnica entre o município de Porto Franco e o Governo do Estado, por meio da SES.
A Atenção Primária em Saúde é a porta de entrada para o atendimento SUS sendo o primeiro contato do paciente com o profissional da Saúde. O Programa Cuidar de Todos tem como objetivo fortalecer a APS para a evolução da garantia e a ampliação do acesso aos cuidados em saúde, promover a melhoria dos resultados dos indicadores de saúde e enfrentar os problemas que mais causam o adoecimento e óbito da população no estado.
O Programa Cuidar de Todos possui três etapas, sendo que na primeira ocorre a adesão do Porto Franco e demais municípios ao programa, com doação de equipamentos para gestão municipal destinados às unidades e equipes de Saúde da Família.
Estiveram presentes também no evento, o coordenador da Atenção Básica, Hermínio Teixeira, a coordenadora de Planejamento da Saúde, Anne Danielle, outros profissionais da Saúde, prefeitos e autoridades de todo o estado do Maranhão.
A participação de Porto Franco e dos demais municípios no Programa Cuidar de Todos reforça o compromisso em fortalecer a atenção primária e promover uma saúde mais eficiente e qualificada para a população de Porto Franco e região, já que o município é Polo de Saúde referencia para os municípios circunvizinhos.
  • 03/08/2023