Porto Franco recebe oficina do Detecta APS voltada à prevenção do câncer de colo e de mama

Saúde

O polo de saúde de Porto Franco sediou, nesta sexta-feira (12), a Oficina de Pré-Implementação 1 do projeto Detecta APS, iniciativa conduzida pelo Hospital Israelita Albert Einstein em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O encontro integra as ações de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) na região.

O Projeto Detecta APS: Prevenção do Câncer de Colo e Mama tem como objetivo implementar diretrizes para a detecção precoce dos cânceres de mama e colo do útero nos serviços de APS das regiões Norte e Nordeste, além de capacitar profissionais e gestores que atuam no SUS em todo o país. A proposta reforça a importância do rastreamento organizado e da qualificação das equipes para reduzir a incidência e mortalidade por esses tipos de câncer.

O prefeito Deoclides Macedo destacou que ações como essa reforçam a prevenção e a saúde da mulher. “O evento reforçou o compromisso do polo de saúde de Porto Franco e dos municípios participantes com a melhoria das estratégias de prevenção e detecção precoce, fortalecendo o cuidado integral à saúde da mulher em toda a região. Seguimos em busca de parcerias a fim de melhor acesso aos serviços de saúde.”

Participaram da oficina profissionais de saúde dos municípios de Carolina, Estreito, Porto Franco, São João do Paraíso, Campestre do Maranhão, Lajeado Novo e Ribamar Fiquene. A programação incluiu apresentação dos participantes, discussão sobre a realidade regional referente ao câncer de mama e colo do útero e orientações técnicas sobre diretrizes clínicas e organização dos serviços.

Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito Deoclides Macedo, o secretário de saúde Marco Aurélio Gonzaga, a gestora regional de saúde Valéria Macedo, a coordenadora regional da saúde da mulher Benta Lopes, a coordenadora municipal da Atenção Primária Patrícia Ravany, a coordenadora da saúde da mulher Germana Marques, a diretora do HMAM Andréia Teixeira, além da equipe técnica do projeto representada por Camila Brito, o analista de práticas Gabriela Giacomini e a consultora em gestão Letícia Fiquene.

  • 12/12/2025
  • ASCOM

Galeria de Fotos