Porto Franco inaugura o Residencial Jano Macedo, primeiro do Maranhão e um dos primeiros do Brasil na nova modalidade do Minha Casa, Minha Vida
Porto Franco vive um momento de importantes avanços na área habitacional.
Nesta segunda-feira (22), dia histórico para a região, com a inauguração da Ponte JK e também em Porto Franco, o município celebrou a conquista de dezenas de unidades habitacionais, resultado de parcerias com o Governo Federal, garantindo mais dignidade, segurança e qualidade de vida para as famílias portofranquinas.
Na solenidade, foi inaugurada a primeira etapa do Residencial Jano Macedo I, uma justa homenagem ao homem íntegro e trabalhador que deixou um legado em Porto Franco, marcando mais um passo significativo na política pública de habitação do município.
Nesta fase inicial, já foram sorteadas 100 unidades habitacionais, sendo 50 casas entregues hoje, com contratos assinados junto à Caixa Econômica Federal, assegurando o acesso à moradia digna.
O Residencial Jano Macedo é o primeiro do Maranhão nessa nova modalidade do Programa Minha Casa, Minha Vida.
A ação integra a programação especial do mês de dezembro, período marcado pelas comemorações dos 106 anos de Emancipação Política de Porto Franco, celebrados no dia 1º de janeiro.
Na oportunidade, foi inaugurado também o Sistema de Abastecimento de Água, fruto de parceria do Governo do Maranhão, por meio da AGEMSUL, com a Prefeitura de Porto Franco e o SAAE.
Ao longo do mês, a Prefeitura tem realizado importantes entregas de obras, ampliado serviços públicos e anunciado ações estratégicas, fruto de parcerias com o Governo do Maranhão e o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento social e econômico do município.
O prefeito Deoclides Macedo celebrou a conquista, destacando que a inauguração do Residencial Jano Macedo reafirma o compromisso da administração municipal com a redução do déficit habitacional e com a promoção de políticas públicas que transformam as vidas das famílias de Porto Franco.
“Porto Franco segue avançando, transformando vidas e realizando sonhos. Habitação é dignidade, e dignidade é compromisso com o futuro. Somos referência em política habitacional no Maranhão. Já entregamos o Residencial Esperança e agora avançamos com o Residencial Jano Macedo, uma justa homenagem ao meu saudoso pai, homem que deixou um grande legado em nossa cidade”, afirmou o prefeito.
A beneficiária Raíssa da Conceição falou com alegria sobre a realização do sonho da casa própria. “Estou muito feliz e agradecida. É um sonho ter minha casa para morar com a minha família.”
O governador Carlos Brandão reforçou as parcerias, destacando o Governo do Maranhão como parceiro de Porto Franco em diversas áreas, com ações voltadas à população.
Residencial Jano Macedo
As unidades habitacionais contam com sala de estar/jantar, dois quartos, cozinha, banheiro, área de serviço e espaço previsto para ampliação, com possibilidade de construção de mais um quarto.
O residencial possui acessibilidade e infraestrutura, com casas adaptáveis para pessoas com deficiência (PcD), preparação para ar-condicionado, laje e caixa d’água individual.
A área comunitária dispõe de biblioteca, playground, academia da saúde, espaço pet e sistema de abastecimento de água.
O conjunto foi entregue com uma árvore por residência e áreas gramadas.
Na área comum, foram plantadas seis árvores, piso emborrachado permeável e gramado. Além disso, o residencial conta com ruas pavimentadas e rede elétrica com iluminação pública.
O Residencial Jano Macedo representa mais do que moradia: simboliza dignidade, inclusão e qualidade de vida para a população de Porto Franco.
Estiveram presentes o prefeito Deoclides Macedo, o governador Carlos Brandão, a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Margareth Macedo; a secretária-adjunta de Assistência Social, Eth Milhomem; o vice-prefeito, Nouredin Rocha; o presidente da Câmara de Vereadores, Van Silva; demais vereadores; o superintendente de Rede de Imperatriz, Alberto Santos Evangelista; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Claudomiro Sales; a Dra. Maria Clara Macedo; o presidente da AGEMSUL, Vagtonio Brandão; o secretário de Estado Orleans Brandão, prefeitos da região, deputados e demais autoridades.
Galeria de Fotos




Aguarde...