Interesse público

VLI avança nas obras do Terminal Integrador de Porto Franco gerando oportunidades de emprego e desenvolvimento econômico regional

A companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais – intensifica as obras para operacionalização do Terminal Integrador de Porto Franco, no Maranhão. Os trabalhos começaram ainda no final de 2021 e ganham fôlego neste primeiro bimestre de 2022.

O terminal tem relevância estratégica na movimentação de cargas no chamado Arco Norte.  As obras foram organizadas em duas fases: a primeira para arremate das manutenções da estrutura da unidade e a segunda quando inicia-se, propriamente, a movimentação para receber os caminhões carregados com grãos. A previsão é de que o local esteja pronto para escoar as cargas no início do segundo trimestre deste ano, conforme o planejamento inicial da companhia. O TIPF estará em plena operação pelos próximos 15 anos sob administração da VLI, com possibilidade de renovação por mais cinco.

De acordo com o supervisor de Implantação de Projetos da VLI, Roberto Soares, logo após a assinatura do contrato de concessão do TIPF entre a VLI e a Valec, a companhia deu início ao processo de contratações de empresas para atuarem nas reformas do terminal, aos estudos preliminares, processos legais e as análises estruturais da unidade.
Roberto Soares destaca também que a prioridade da VLI, nas contratações de mão de obra, foi a seleção de prestadores de serviços da região. “Levando em consideração a geração de emprego e renda na região de Porto Franco, duas das três empresas contratadas são de fornecedores locais”, frisa.

O prefeito Deoclides Macedo também destacou a geração de oportunidades de empregos para Porto Franco e região.

"Com o investimento que a VLI vem fazendo no Distrito Agroindustrial - Diagro de Porto Franco para a operação de um terminal intermodal para armazenamento e transporte de grãos, estão surgindo oportunidades de empregos em diversas áreas: civil, mecânica, elétrica industrial, mecânica industrial, segurança do trabalho, carpintaria, alvenaria, pedreiros, auxiliar de serviços gerais, motoristas, eletricistas, vigilância, dentre outras oportunidades para o nosso município e região", disse o prefeito.

Assim, ao todo são 28 trabalhadores da região atuando nas obras, sendo 10 na parte civil e 18 responsáveis pelo escopo mecânico. Além disso, outros serviços foram compostos por empresas da região, como a segurança patrimonial e para as manutenções de equipamentos.
Para integrar os modais, conectando a malha ferroviários aos principais portos do Norte, a VLI implementou uma solução logística que já conta com os Terminais Integradores de Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins; além de escoamento via Terminal Portuário de São Luís, no Maranhão. Por meio do modal ferroviário, cargas de milho, soja e farelo de soja saem do interior do país, passam pelos terminais de Porto Nacional e Palmeirante, e seguem até Porto do Itaqui.

Com capacidade operacional de 95 mil toneladas por mês, o ativo será um terminal estratégico para o escoamento de grãos da região. A previsão é que o Terminal de Porto Franco eleve a movimentação de cargas na região em cerca de 30%. Nesse sentido, o gerente Comercial de Grãos da VLI, Bruno Pantoja, enfatiza o caráter protagonista que o ativo terá para o escoamento das safras. “Temos clientes que originam cargas na região e não possuem terminal próprio para utilizar. A ideia é que o TIPF supra essa carência, atuando como um terminal bandeira branca, captando essas cargas para o modal ferroviário”, ressalta.

As microrregiões que convergem para Porto Franco são a do Sul do Maranhão, Sul do Piauí e Leste do Tocantins. Essas regiões juntas produziram, em 2021, 10 milhões de toneladas de grãos (soja e milho). A expectativa é que, neste ano de 2022, a produção seja de aproximadamente 11,4 milhões de toneladas. Diante disso, o TIPF será uma unidade estratégica fundamental para o escoamento da carga.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria “Logística e Transportes” pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

*COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA VLI

Mais em Interesse público